sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Pratos Típicos da Ceia de Natal

Gente, tô de volta e hoje eu vim falar de uma coisa básica da ceia de natal, que eu acredito que todo mundo (ou quase todos) gostem u-u

Adivinhem quem é?

PRODUÇÃO, MÚSICA DE SUSPENSE PORQUE SUSPENSE É DIWO U-U #SQÑ

Tãn, Tãn, Tãn Tãn... Tãn, Tãn, Tãn, Tãn... (momento fail de fazer musiquinha de suspense e-e )



O PANETONE

(Uhuu)

GENTE, Eu amo MUITO Panetone de Chocolate *--* (aquele de frutas cristalizadas é ruim -d)

Então, hoje eu trago para vocês a origem do panetone de frutas e do de chocolate á outros, e a receita do de frutas *=*, além de uma pergunta no final do post.

Agora vamos á matéria:

Panetone de Frutas Cristalizadas
É fato que ele nasceu na Itália. Uma das histórias mais aceitas é a de que o primeiro panetone saiu de um dos fornos das diversas padarias de Milão, em meados de 1400 d.C. De acordo com essa versão, que já ganhou status de lenda, um jovem padeiro, apaixonado pela filha de seu patrão, elaborou uma versão rudimentar do pão doce para impressioná-lo.
A iniciativa deu certo e a receita fez o maior sucesso entre os clientes do lugar, que pediam insistentemente pelo “Pani de Toni” (pão do Toni). Com o tempo, a palavra evoluiu para “panattón” (vocábulo milanês) e depois para “panetone” (italiano).
Após passar por diversas transformações ao longo dos séculos, o ”pão do Toni” ganhou o seu aspecto atual no século 18, com o formato circular e a disposição das frutas cristalizadas. Há também variações feitas com chocolate, sorvete, e também panetones salgados.

Receita do Panetone de Frutas

Ingredientes:

- 1 Kg de farinha de trigo
- 100 g de fermento biológico
- 200 g de manteiga
- 200 g de açúcar
- 15 g de mel
- 8 gemas
- 10 g de sal
- 250 g de frutas cristalizadas
- 150 g de uvas passas embebidas no rum
- 1 pitada de aroma de baunilha
- raspas e suco de laranja
- água

Modo de Preparo

- Misture 100 g de farinha, o fermento e um pouco de água em um recipiente, deixando a massa com a aparência de uma esponja.

- Deixe a massa descansar por 15 minutos e logo após adicione o restante dos ingredientes. Deixe para colocar as frutas cristalizadas e as uvas sempre por último, formando uma massa bem macia.

- Coloque um pano sobre todo o panetone e deixe por aproximadamente 20 minutos. Em seguida, faça os modelos, coloque nas formas e deixe descansar outra vez até que a massa tenha crescido e atingido o dobro de seu tamanho inicial.

- Coloque para assar em uma assadeira ou forma de papel num forno pré-aquecido a uma temperatura média de 180ºC.

Panetone de chocolate
 O pão dourado, recheado de frutas cristalizadas, há tempos faz parte da tradição natalina, está presente em todas as festas e ceias de natal.
Em sua forma tradicional, é um bolo de massa fermentada, feito com farinha de trigo, leite, ovos, passas e frutas cristalizadas.
O panetone foi criado na Itália e o hábito de consumi-lo nas festas de fim de ano iniciou-se em Milão, expandindo dos Alpes – no norte – à Sicília - no sul. Aos poucos passou a ser conhecido em outros países, tornando-se mundialmente conhecido.
Panetone de Trufas
Panetone de trufas
Existem várias lendas a respeito do surgimento do panetone, porém a mais interessante e conhecida é a que aconteceu na cidade de Milão, no século XV, quando um jovem de família rica se apaixonou por uma plebeia, filha de padeiro.
O pai da moça não aceitava o namoro e o rapaz, para se aproximar da jovem e mostrar a seu pai que era uma pessoa de bem, disfarçou-se de padeiro e foi trabalhar em sua padaria como auxiliar. Passado alguns dias, resolveu criar um pão diferente, doce, misturando frutas cristalizadas.
O pão ficou conhecido por ser muito gostoso e por sua forma diferenciada, copiando a cúpula de uma igreja.
Como o pão fez muito sucesso, o jovem passou a divulgá-lo como uma invenção do Sr. Toni, o pai da moça, ficando conhecido como Pão do Toni, que em italiano é dito pane del Toni, passando à panetone. O final dessa linda história dá pra imaginar.
Hoje em dia, nas proximidades de outubro, podemos ver os supermercados e lojas especializadas atraindo os clientes com esse produto. Porém, os tradicionais estão sendo trocados pelas novidades gastronômicas, como os panetones recheados com gotas de chocolate, do tipo musse de chocolate branco e preto, floresta negra, coca-cola, sorvete, trufas, doce de leite e goiabada, provando que é possível adaptar a invenção italiana à culinária de cada região.
-----------------------------------------------------------''------------------------------------------------------
... Sinceramente? Eu AMARIA provar o de sorvete *=*
(Vou ver se consigo a receita pra vocês ;D ) 
Oque vocês acharam? Quem aí gosta de panetone? (Euuu \o/) Agora eu entrego a pergunta:
Você prefere o panetone de frutas cristalizadas, o original, Ou o de gotas de chocolate?
Espero que respondam ^^, Até a proxima matéria pessoas o/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário